segunda-feira, 6 de julho de 2009

PARTICIPEM!!!

Curso Juventude
e
Cidadania Ativa
Edital de Seleção de
Formadores/Facilitadores
13 a 17 – Julho de 2009 (Formação Presencial, Itacuruba)


http://www.universidadedajuventude.org.br/
http://projetogaragemcultural.blogspot.com/



Edital
Curso Juventude e Cidadania Ativa
A Garagem Cultural com apoio da Universidade da Juventude em parceria com a Secretaria Especial de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco e a Prefeitura Municipal abrem inscrições para a multiplicação do Curso Juventude e Cidadania Ativa em Itacuruba / PE.

Objetivo

Capacitar 30 jovens de Itacuruba com o intuito de serem reconhecidos como atores relevantes e estratégicos no processo de formação de outros jovens na construção do desenvolvimento econômico, social, político e cultural do Estado de Pernambuco, agindo assim como multiplicadores de conhecimentos.

1. Por que realizar este curso?

A necessidade de um maior envolvimento dos jovens e de suas organizações nas estratégias de desenvolvimento local reclama uma mudança de paradigma da relação, até então vigente, dos Estados e Municípios com as diversas juventudes para o desenvolvimento de políticas efetivas. E isso requer uma forte mudança na lógica de atuação dos jovens lideranças na construção do desenvolvimento local.

No contexto atual, a participação, a descentralização e a formação de redes têm um significado importante e demandam uma constante inovação na área da gestão social, e atuam como “peças chave” para a construção da cidadania ativa e o acompanhamento social.

A consolidação da Secretaria Nacional de Juventude pelo Governo Federal e a criação da Secretaria Especial de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco, reforçam a convocação de todos para uma reflexão mais atenta sobre o entendimento das causas da reprodução das desigualdades, relacionadas, principalmente, à oferta de oportunidades para os jovens, bem como para a construção de mecanismos que potencializem a sua inclusão. Um exemplo concreto da ação governamental no Estado e Pernambuco referem-se à criação do Conselho Estadual de Juventude com o objetivo de fortalecer a participação dos movimentos sociais na definição das políticas públicas de juventude.

Em Pernambuco, as políticas governamentais estruturam-se no desenvolvimento de um governo democrático e participativo e o reconhecimento desse tipo de Governo exige a participação de todos os setores e atores no processo de tomadas de decisões. Neste sentido, faz-se necessário preparar as jovens lideranças e grupos de juventude para essa reflexão conjunta sobre as diferentes formas de participação e as melhores práticas, estratégias e programas, bem como a sua adequação às diferentes realidades sociais e políticas de cada localidade do Estado de Pernambuco.

Partindo-se deste entendimento, a Universidade da Juventude desenhou o curso “Juventude e Cidadania Ativa” – que se centra no fortalecimento das capacidades individuais e institucionais de lideranças juvenis e dos atores envolvidos na elaboração, implementação e monitoramento de planos, estratégias e programas de juventude.

2. Requisitos para participação
· Jovens entre 16 e 29 anos;
· Jovens com capacidade de trabalhar em grupo e liderança;
· Jovens envolvidos ativamente na área da juventude e / ou política de juventude;
· Jovens com capacidade de trabalhar com computador, e-mail e Internet;
· Jovens que residam nos municípios de Itacuruba.

3. Objetivos do Curso

Objetivo Geral

Promover a cidadania ativa onde o jovem seja reconhecido como ator relevante na construção do desenvolvimento econômico, social, político e cultural no Estado de Pernambuco.

Objetivos Específicos

§ Fortalecer as capacidades individuais e institucionais com ênfase para a ação coletiva das jovens lideranças e dos atores envolvidos na elaboração, na implementação, e monitoramento de políticas, planos, estratégias e programas de juventude em todos os níveis de governo;

§ Apoiar as formas de participação tradicionais e inovadoras e garantir seu impacto na Agenda Pública dos municípios, possibilitando o contato com os participantes das redes sociais e políticas existentes e ativas na área da juventude;

§ Empoderar, de forma contundente, as ações de associações locais de jovens para fortalecer sua participação no desenvolvimento de políticas públicas adequadas (democráticas, transparente, eficientes e justas) que redundem em beneficio econômico, social, educacional ou cultural para toda a sociedade.

4. Estrutura do curso

O Curso terá a participação de jovens do município de Itacuruba por meio da realização de formação de duas oficinas de Juventude e cidadania Ativa e três encontros de apoio para o estudo dos conteúdos.

5. Programa do curso

O programa de formação de formadores inclui as seguintes temáticas:
Introdução à Temática de Juventude (Prática, Política e Pesquisa)
Conceitos para a Cidadania Ativa
Juventude e instrumento para a Cidadania ativa
Contexto para a participação juvenil
Estratégias para ação local

6. Metodologia

A metodologia do curso “Juventude e Cidadania Ativa” é participativa e interativa, fundamentada nos seguintes pressupostos:
a) Um adequado equilíbrio entre teoria e prática;
b) Um enfoque baseado na experiência dos participantes como sujeitos ativos na construção do processo de aprendizagem;
c) Uma didática construida para os jovens, com ênfase em experiências, testemunhos e trocas de idéias, conhecimentos e opiniões entre os participantes.

Para fins de certificação, será exigida do participante a apresentação de um trabalho final e a participação em, no mínimo, 75% do total das aulas e atividades do curso.

7. Processo de inscrição e seleção dos participantes

Todos os candidatos devem inscrever-se na Garagem Cultural com Sandra de Souza Nascimento, na Biblioteca Municipal com Vânia Maria da Silva e no Conselho Tutelar com Aliene Alzira da Silva.
Serão selecionados 30 jovens do município de Itacuruba, conforme o Item 2 (Requisitos para participação) descrito no presente edital.

A equipe selecionará os participantes com base nos seguintes aspectos:
a) Motivação e compromisso em atuar como multiplicador,
b) Entendimento das suas necessidades de receber a formação,
c) Experiência e potencial de multiplicação do candidato dentro do contexto do trabalho com jovens;
d) Equilíbrio de gênero, raça/etnia, região geográfica, diferentes tipos de experiências, culturas e organizações.
Experiências adicionais na área de educação não formal, educação de pares, políticas de juventude, facilidade em se trabalhar em equipe serão consideradas.
Adicionalmente, o processo de seleção estimula a participação dos trabalhadores e/ou desempregados jovens, mulheres jovens, assim como membros das comunidades mais vulneráveis.

8. Divulgação da seleção

Os candidatos selecionados, ou na lista de espera, receberão a confirmação de inscrição até o dia 10 de julho nos locais onde foram realizadas as inscrições. A organização do curso não irá notificar os candidatos não selecionados nesta seleção.
Os candidatos selecionados devem fazer todo o esforço possível em participar de uma maneira ativa durante todo o curso.
Se, por alguma razão excepcional, o candidato selecionado não puder participar do curso, pedimos que informe imediatamente aos organizadores. De acordo com o número de vagas disponibilizadas, outras pessoas serão escolhidas da lista de espera.


9. Instituição executora

A Universidade da Juventude é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que trabalha na formação e na educação para o desenvolvimento de dirigentes e lideranças políticas, sociais, econômicas e culturais que atuam no campo das Políticas Publicas de Juventude, em áreas de interesse e impacto público.
A Universidade da Juventude funda-se pela associação de especialistas e profissionais da sociedade civil organizada e se apóia nas tecnologias de informação e comunicação. Além disso, acredita no seu papel estruturador para a expressão, geração e difusão dos conhecimentos relacionados à juventude e suas principais potencialidades para contribuir no desenvolvimento das políticas de juventude no Brasil e na América Latina.
Para tanto, a Universidade da Juventude dissemina permanentemente a cooperação, a solidariedade e a lógica de trabalho em rede, buscando disponibilizar as tecnologias de ponta a serviço da inovação, da criação e da difusão de ferramentas de informação e comunicação voltadas para potencializar as oportunidades, vencer barreiras e reconhecer as especificidades de uma geração na sua relação com os processos de desenvolvimento.

10. Equipe

A equipe do curso de Juventude e Cidadania Ativa é composta por:
Coordenação Executiva do projeto: Mariana Lyra.
Equipe acadêmica: Ditta Dolejšiová e Teresa Falangola, Alessandro Ponce de Leon.
Equipe técnica: Germana Barros, Leandra Cardoso.
Apoio: Guilherme Melo.
Coordenação Geral: Alessandro Ponce de Leon; Ditta Dolejšiová.

11. Considerações finais

A inscrição do/a candidato/a implica no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital.

12. Contatos

Universidade da Juventude
Rua Giriquití 140, Sala 205
Boa Vista, Recife, PE
Email: cidadania.unijuv@gmail.com
Contato para informações:
Telefone: 081 3423 1878, 081 9705 8760
Falar com: Mariana Lyra e Leandra Cardoso
Telefone: (87) 88241799
Falar com: Aliene Alzira da Silva
Facilitadora Local:
Sandra de Souza Nascimento.

4 comentários:

Unknown disse...

Sabrina Gomes:
meu povoo!!!o curso está muito massa,
estamos aprendendo diversas formas de ação dos jovens em uma sociedade.

Unknown disse...

O curso “juventude e cidadania ativa” esta sendo muito proveitoso, ensina como exercer seus direitos como cidadão de uma maneira correta!

Unknown disse...

Samara Gomes - Muito massa o curso, ha um leque muito grande quando se fala de juventude e cidadania e é aqui que estamos nos mobilizando em busca de uma sociedade melhor.
Jovens participem!!

Aline ,ine disse...

O Curso Juventude e Cidania Ativa foi mais uma conquista do Projeto Garagem Cultural e do Grupo Juventude Atitude que graça a Universidade da Juventude com a Secretaria Especial de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco, com a Prefeitura municipal e os Secretários: Inalda Telles (secretária de Assitencia Social), Cristiana Almeida (Secretária de Cultura), Flavio J. Silva ( Secretário de Obras), Geraldo Maralhão (secretário de Educação)e a nossa facilitadora e membro do Grupo Sandra Souza o curos foi realizado no municipio de Itacuruba. Muito obrigada a todos que direta e indiretamente nos ajudaram. Não é a toa que o alicerce da nossa obra é a JUVENTUDE.